Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

PARTE 3 - Brincando com os números ÁLBUM

🤩 PARTE 1 - PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM 

 "O EU, O OUTRO E O NÓS"

🤩 A BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.

🤩 Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia-a-dia da escola.

🤩 Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.

OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA. 

“Se uma criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela encontrará o amor no mundo.”

🤩 TUDO SOBRE MEU CORPO - IDADE - VIDA - TEMPO.

Idéia de:

1. CONHECIMENTO PESSOAL.
2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO.
3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI.
5. IDEIA DE PREFERENCIAIS.
6. IDEIA DA PASSAGEM DO TEMPO NA VIDA

Respondendo aos questionamentos sobre a formação do ÁLBUM.

🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança.

🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta.

Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina.

🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos.

Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta.

🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática.

🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho.

Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos.

Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras.

Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes.

Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência.

Simone Helen Drumond Ischkanian

OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA.


Click nos links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum.

Parte 1 🤩

Parte 2 🤩

Parte 3 🤩

Parte 4 🤩





















Nenhum comentário:

Postar um comentário