Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

PARTE 5 - O EU, O OUTRO E O NÓS.








🤩 PARTE 1 - PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM 

 "O EU, O OUTRO E O NÓS"

🤩 A BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.

🤩 Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia-a-dia da escola.

🤩 Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.

OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA. 

“Se uma criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela encontrará o amor no mundo.”

🤩TUDO SOBRE MEU CORPO.

Idéia de:

1. CONHECIMENTO PESSOAL.
2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO.
3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI.
5. IDEIA DE PREFERENCIAIS.

Respondendo aos questionamentos sobre a formação do ÁLBUM.

🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança.

🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta.

Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina.

🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos.

Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta.

🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática.

🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho.

Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos.

Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras.

Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes.

Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência.

Simone Helen Drumond Ischkanian

OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA.


Click nos links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum.

Parte 1 🤩

Parte 2 🤩

Parte 3 🤩

Parte 4 🤩



































28 comentários:

  1. Eu amei cada página. Parabéns!
    Obrigada obrigada obrigada

    ResponderExcluir
  2. Nossa parabéns muito bom .. Se puder me enviar novidades pelo e-mail fico muito grata ..Boa noite ...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns excelente trabalho 🏆👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Meu nome é Leia sou Professora de educação infantil, poderia disponibilizar esse recurso pra mim trabalhar em sala de aula??

    ResponderExcluir
  5. Como faço para receber esse material?

    ResponderExcluir
  6. Lindo 😍 Parabéns 😻 lindo seu trabalho acompanha o ano todo o desenvolvimento da criança

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Esse material é perfeito!!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Como faço para adquirir este material em pdf?

    ResponderExcluir
  9. Que trabalho maravilho!
    parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Não consegui acessar os links. Gostaria de ver o material completo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.
    Adorei esse material, pode me enviar as outras partes prof.barbaraalves@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de receber esse material se possível. Parabéns, excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Eu também, se possível gostaria de receber esse material. Amei! Perfeito! Parabéns!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Boa tarde!
    Gostaria de receber esse material, seria possível?
    Eu amei suas ideias.
    Parabéns!!!
    mazinhapereirasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Eu amei os seu trabalho!
    Pode me enviar esse material?
    mazinhapereirasilva@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Excelente trabalho. Gostaria de receber o material por e-mail. Desde já agradeço! ❤️

    ResponderExcluir
  18. Amei. Parabéns!! Você tem alguma história para trabalhar nesse momento? Na educação infantil.

    ResponderExcluir
  19. trabalho lindo..pode enviar?tavaresiraildes@ggmail.com

    ResponderExcluir
  20. Belo material. Ajudaria muito no meu projeto desse ano da EI. Pode me compartilhar? Meu e-mail é danielilidugerio@gmail.com

    ResponderExcluir