Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Brincando de recortar - criando e recriando diversas possibilidades para desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade infantil. #Criar #Brincar #Aprender


Brincando de recortar - criando e recriando diversas possibilidades para desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade infantil. #Criar #Brincar #Aprender

FUNÇÕES EXECUTIVAS – as atividades do Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian auxiliam as crianças a analisar as possibilidades e tomar decisões. Além disso, são importantes para atenção, memória e para um aprendizado rápido, uma vez que o cérebro está a todo o momento desempenhando funções executivas e cognitivas. Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, o nosso cérebro permanece atento e ligado no planejamento de ações e na elaboração de objetivos a serem alcançados durante todo o nosso cotidiano.

Em todos os portfólios, é possível observar um grupo de habilidades, que define se você é capaz de aplicar suas funções executivas de maneira adequada. Vamos a elas:

-Persistência na execução de planos de ação
– Habilidade em flexibilidade mental
– Elaboração de estratégias eficazes
– Foco e boa atenção sustentada
– Organização e planejamento
– Capacidade de resolução de problemas
– Seleção e controle de respostas
– Habilidade em regulação emocional
– Análise das consequências a longo prazo

Nossas funções executivas são as últimas a amadurecerem. O amadurecimento total acontece a partir dos 22 anos de idade; porém, são as primeiras a terem um declínio natural. Por isso, é importante a criação de uma rede de conexões neurais robusta para suportar essa baixa das funções cognitivas e executivas.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário