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Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DISLEXIA

 
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
FACULDADE INTEGRADA AVM 
 
DISLEXIA
Adriana Roucas Fernandes Rodrigues
 
DRUMOND. Simone Helen. Dislexia Acesso em:30/05/201
1.Disponívelem:http://simonehelendrumond.blogspot.com/2010/ostiposdedislexia.html 
 
Agradeço a Adriana pela referencia 
ao conteúdo DISLEXIA do blog
 http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C206325.pdf#page=35&zoom=auto,0,842
 

"O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM"

A palestra ministrada pela Pedagoga Denise Teperine foi coroada de muito sucesso. 

O tema "O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM" foi bastante feliz, principalmenteporque é uma área muito pouco explorada e a sociedade demonstra desconhecimento pela falta de discussão e maiores abordagens. 

O público presente de aproximadamente 60 especialistas, demonstrou muita motivação e interesse, tanto pelas suas áreas de trabalho, como também pela qualidade da palestrante.
"Gostei muito da perspectiva teórica da Denise. Parabéns e sucesso sempre! Desejo vir a outras palestras educacionais". (Simone Helen Drumond).

"Palestra nota dez, despertou motivação para prosseguir com estudos na área da Educação Especial". (Patricia Farias de Souza).

A Fundação Institucional Muraki em nome da sua diretoria agradece a competente palestrante Denise Teperine e a todos que estiveram presente ao evento. E já anuncia que em breve, através do seu Centro de Capacitação estará preparando uma agenda com mais temas voltados para a Inclusão Educacional. 

FONTE: Assessoria de Comunicação - MURAKI
 http://www.muraki.org.br/?q=243-conteudo-48472-muraki-inaugura-ciclo-de-palestras-voltado-para-inclusao-educacional

As palavras - Simone Helen Drumond

Das palavras, me apraz
sentir gostos, perceber cheiros,
apalpar lisuras e asperezas, alisar
contornos, ouvir silêncios.
As palavras - Simone Helen Drumond
http://faculdadede.webnode.com.br/products/aula-1/

A EDUCAÇÃO COMO RESPONSABILIDADE DO ESTADO

A EDUCAÇÃO COMO RESPONSABILIDADE DO ESTADO

Texto de Simone Helen Drumond de Carvalho

Sabemos que a escola é de responsabilidade do Estado, portanto ela pertence ao povo, comunidade, dos menos favorecidos. Mas ela é de todos? No papel sim, na propaganda política também, mas ela mesma sendo pública é de todos, mas nem sempre atende a todos.

Existe um número muito baixo de escolas para atender todas as crianças que dependem do ensino público. Por serem escolas públicas o ensino deveria ter mais qualidade, e não é isso que vemos.

Enganam-se, o ensino não é gratuito, pagamos por ele todas as vezes que vamos ao supermercado, ao shopping, nos pedágios por via de impostos, sem contar a CPMF que é um imposto recolhido pelo banco.

Baseando nos impostos que são recolhidos e destinados à educação como máscara na propaganda política, a escola pública deveria ser melhor. Algumas por se localizarem em lugares mais conhecidos da capital apresentam uma cara melhor, nada de grades, pichações, bom rendimento dos alunos. Mas a grande maioria sofre com falta de recursos, por isso dependem de eventos realizados pelas mesmas para arrecadar fundos para garantir melhores condições.

Outro problema grave é a falta de valorização dos profissionais da educação. Educadores passam uma boa parte da sua vida se qualificando para exercer bem o seu papel, mas não é reconhecido no que diz respeito a melhores salários. Não são reconhecidos nem pelo governo nem sempre pelos pais de seus alunos que transmitem esse desrespeito ao filho e o mesmo não valoriza o professor nem a escola.

A educação é de responsabilidade do Estado, e o mesmo aparentemente não quer aceitar a tarefa de educar.

O País anda as voltas com a onda de vamos educar, formar cidadãos de bem, dignos, democráticos, que possam exercer o seu direito de votar, é só nisso que eles pensam a impressão que temos e que exercemos nosso direito de cidadão apenas quando votamos.

A mídia enche a mente da população com campanhas de conscientização que ostentam uma única mensagem: educar, o caminho para o primeiro mundo. O problema é que informar o povo sobre a obrigatoriedade da educação não ajuda os indivíduos compreenderem a real necessidade e a devida utilidade dela para o processo de desenvolvimento. Realmente a um descaso do Estado com relação à Educação, podemos notar isso em salas lotadas, professores apenas passando lição na lousa. É um ou outro aprendendo, por que ele não tem condições de dar atenção a todos já que os números são estrondosos.

Segundo Paro (1995, p. 14), em entrevistas recolhidas para o seu livro “por dentro da escola pública”, uma entrevistada observou que o Estado não está interessado na educação, quanto menos a população souber, melhor para eles é mais fácil governar. É o resultado de um voto sem consciência, por que eles são eleitos através do povo, e somente esse povo será capaz de mudar a realidade da educação brasileira. Nada mais somos do que os resultados do meio em que vivemos nada fazem para mudar, pois estamos conformados com essa roubalheira e não acreditamos que tenha solução. É dever do Estado, oferecer condições básicas para o acesso e permanência dos indivíduos na escola.

Sabemos que o ensino público está desgastado por culpa do governo, mas também da população não exigir melhores condições. Crianças passam a maior parte de seu tempo dentro da instituição escolar, e quase sempre saem sem aprender a ler e a escrever por motivos familiares ou por não conseguirem absorver o discurso do professor. As salas geralmente são lotadas, e o professor tenta ser contorcionista para conseguir atender a todos, e é nesse momento que muitos vão ficando de fora não compreendendo o que está a vendo.

Há problemas também com a infra-estrutura da escola. Muitas salas não possuem tamanho adequado e mesas o suficiente para atender a demanda de alunos. Há salas cheias de computadores para as aulas de informática que nem sempre funciona ou nunca funcionou por falta de professor, uma manobra que o professor poderia usar como meio de melhorar a qualidade da sua aula.

É triste saber que, dentre os muitos problemas que existem, somente uma política pública muito séria conseguiria resgatar toda a satisfação do corpo docente, dos pais e principalmente dos alunos que são os mais prejudicados nessa história.

PARO, Henrique Vitor. Por dentro da escola pública. São Paulo. Xamã, 1995.

A importância da parceria Escola e Família

A importância da parceria Escola e Família

Pedimos aos senhores pais e/ou responsáveis que fiquem atentos à entrega do boletim referente ao terceiro bimestre. É importante lembrar que neste bimestre o aluno deve estar com 49 no total de pontos.

Alunos, aproveitem o próximo bimestre para se dedicar mais, e aqueles que atingiram os pontos exigidos, continuem com a mesma dedicação. Acreditamos no seu potencial!

Lembre-se: “Alunos são como borboletas ao vento... algumas voam rápido, algumas voam pausadamente, mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial.”

De acordo com a educadora Simone Helen Drumond, a presença da família juntamente com a escola é fundamental nesse momento, pois a troca de informações entre família e escola é essencial para que o educando possa integrar-se ao ambiente escolar de modo favorável e para que os pais estabeleçam com a escola um vínculo de confiança. Desta forma, é necessário que a família e a escola estejam presentes, pois darão mais segurança para os filhos/alunos avançarem e melhorarem no desempenho.

Contamos com seu apoio sempre.

Abraços,

Blenda Albuquerque – Orientadora Psicopedagógica
Fonte: Assessoria de Comunicação
http://www.colegiointegral.g12.br/noticias_txt.php?id=257