Simone Helen Drumond
Sejam Bem Vindos!
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Graças a Deus✏️
“Dê graças a Deus por todos os bons momentos que já viveu, por aqueles que está vivendo agora e até pelos que só existiram na sua imaginação, pois cada um deles tem o poder de alimentar sua fé, fortalecer sua esperança e iluminar o caminho com gratidão.” Sandro Ischkanian✏️
ABAYOMI: A ANCESTRALIDADE POR MEIO DA ARTE DOS RETALHOS, SABERES E MEMÓRIAS.
ABAYOMI: A ANCESTRALIDADE POR MEIO DA ARTE DOS RETALHOS, SABERES E MEMÓRIAS.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Sandro Garabed Ischkanian
Rosimery Mendes Rodrigues
Ana Maria Bárbara Lima
Silvana Nascimento de Carvalho
Neusa Venditte
Celine Maria de Sousa Azevedo
Fabiane Bandeira Viana
Priscilla Nayane Magalhães Ribeiro dos Santos
Gabriel Nascimento de Carvalho
Disponível em
https://archive.org/details/abayomi-a-ancestralidade-por-meio-da-arte-dos-retalhos-saberes-e-memo-rias-un-b
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/929883776/Abayomi-a-Ancestralidade-Por-Meio-Da-Arte-Dos-Retalhos-Saberes-e-Memorias-Unb
Disponível em
https://www.academia.edu/144353061/ABAYOMI_A_ANCESTRALIDADE_POR_MEIO_DA_ARTE_DOS_RETALHOS_SABERES_E_MEM%C3%93RIAS
Disponível em
https://pt.slideshare.net/slideshow/abayomi-a-ancestralidade-por-meio-da-arte-dos-retalhos-saberes-e-memorias-unb-pdf/283696309
Disponível em
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_abayomi-activity-7381603279040069632-I6uz?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
Imagens para contação de historias - Disponível em
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_activity-7381603126484639744-8rkW?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
ABAYOMI: A ANCESTRALIDADE POR MEIO DA ARTE DOS RETALHOS, SABERES E MEMÓRIAS.
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
OUTUBRO EM CORES E HISTÓRIAS: TRADIÇÕES, FÉ E ENCANTOS DE UM MÊS ESPECIAL.
OUTUBRO EM CORES E HISTÓRIAS: TRADIÇÕES, FÉ E ENCANTOS DE UM MÊS ESPECIAL.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Sandro Garabed Ischkanian
Silvana Nascimento de Carvalho
Fabiane Bandeira Viana
Neusa Venditte
Celine Maria de Sousa Azevedo
Regina Daucia de Oliveira Braga
Wilson Bezerra dos Santos
Idenis Glória Belchior
Mara Lucia Nunes de Lima Oliveira
Aida Greice Ramos da Silva
Rosimery Mendes Rodrigues
Ainat Magalhães Militão
Gabriel Nascimento de Carvalho
Disponível em
https://archive.org/details/outubro-em-cores
Disponível em
https://www.academia.edu/144271645/OUTUBRO_EM_CORES_E_HIST%C3%93RIAS_TRADI%C3%87%C3%95ES_F%C3%89_E_ENCANTOS_DE_UM_M%C3%8AS_ESPECIAL
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/927386560/Outubro-Em-Cores
Disponível em
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_outubro-em-cores-activity-7379818545288867841-v-3L?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
CULTURA MAKER E DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS SUSTENTÁVEIS: INTEGRANDO RECICLAGEM E TECNOLOGIA PARA UM FUTURO MAIS VERDE.
CULTURA MAKER E DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS SUSTENTÁVEIS: INTEGRANDO RECICLAGEM E TECNOLOGIA PARA UM FUTURO MAIS VERDE.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Sandro Ischkanian
Wilson Bezerra dos Santos
Celine Maria de Sousa Azevedo
Silvana Nascimento de Carvalho
Mara Lúcia Nunes de Lima Oliveira
Neusa Venditte
Rosimery Mendes Rodrigues
Idênis Glória Belchior
Priscilla Nayane Magalhães Ribeiro dos Santos
Gabriel Nascimento de Carvalho
Disponível em
https://archive.org/details/cultura-maker-e-desenvolvimento-de-robo-s-sustenta-veis-integrando-reciclagem-e-
Disponível em
https://www.academia.edu/144312104/CULTURA_MAKER_E_DESENVOLVIMENTO_DE_ROB%C3%94S_SUSTENT%C3%81VEIS_INTEGRANDO_RECICLAGEM_E_TECNOLOGIA_PARA_UM_FUTURO_MAIS_VERDE
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/928679522/Cultura-Maker-e-Desenvolvimento-de-Robos-Sustentaveis-Integrando-Reciclagem-e-Tecnologia-Para-Um-Futuro-Mais-Verde
Disponível em
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_projetos-para-escola-cultura-maker-activity-7380833922080911360-iZZc?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
Disponível em
https://pt.slideshare.net/slideshow/cultura-maker-e-desenvolvimento-de-robos-sustentaveis-integrando-reciclagem-e-tecnologia-para-um-futuro-mais-verde-pdf/283639554
Boa Semana com Deus por Simone Helen Drumond Ischkanian
🌿 Boa Semana com Deus 🌿
Que a semana comece com Deus no coração,
Guiando teus passos com fé e direção.
Que cada manhã traga luz e esperança,
E tua alma se encha de doce confiança.
Com fé, enfrente o que vier pelo caminho,
Mesmo na luta, jamais siga sozinho.
Deus é teu abrigo, teu porto seguro,
Fortalece teus sonhos, ilumina teu futuro.
Que o entusiasmo floresça em teu olhar,
Transformando desafios em chance de amar.
Com alegria sincera e força interior,
Tua jornada será um hino de louvor.
E quando a tempestade tentar te abalar,
Use a resiliência para continuar.
Pois quem caminha com fé e coragem,
Conquista vitórias em cada passagem.
Boa semana, com paz e gratidão,
Deus te abençoe em toda direção.
🌞 Simone Helen Drumond Ischkanian ✨
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Quem lê, sempre encontra algo novo. Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️
E-books disponíveis no Google Acadêmico e outros sites relevantes.
HENRY GIROUX E A PEDAGOGIA CRÍTICA: O ENSINO COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA.
HENRY GIROUX E A PEDAGOGIA CRÍTICA: O ENSINO COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA.
Juliana Balta Ferreira
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Sandro Garabed Ischkanian
Disponível em:
https://archive.org/details/henry-giroux-e-a-pedagogia-critica-e-ensino-como-pratica-de-resistencia-juliana-balta-ferreira
Disponível em:
https://www.academia.edu/144232717/HENRY_GIROUX_E_A_PEDAGOGIA_CR%C3%8DTICA_O_ENSINO_COMO_PR%C3%81TICA_DE_RESIST%C3%8ANCIA
Disponível em:
https://pt.scribd.com/document/925648692/Henry-Giroux-e-a-Pedagogia-Critica-e-Ensino-Como-Pratica-de-Resistencia-Juliana-Balta-Ferreira
Disponível em:
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_pedagogia-critica-activity-7379015541908484096-gOeM?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
Caderno de atividades 1
https://pt.scribd.com/document/925650667/Henry-Giroux-e-a-Pedagogia-Critica-e-Ensino-Como-Pratica-de-Resistencia-Juliana-Balta-Ferreira-CADERNO-de-ATIVIDADES-1
Caderno de atividades 1
https://archive.org/details/henry-giroux-e-a-pedagogia-critica-e-ensino-como-pratica-de-resistencia-juliana-
Caderno de atividades 2
https://pt.scribd.com/document/925649562/Henry-Giroux-e-a-Pedagogia-Critica-e-Ensino-Como-Pratica-de-Resistencia-Juliana-Balta-Ferreira-CADERNO-de-QUESTOES-2
Caderno de atividades 2
https://archive.org/details/henry-giroux-e-a-pedagogia-critica-e-ensino-como-pratica-de-resistencia-juliana-_202510
HENRY GIROUX E A PEDAGOGIA CRÍTICA: O ENSINO COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA.
HENRY GIROUX E A PEDAGOGIA CRÍTICA: O ENSINO COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA.
Juliana Balta Ferreira
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Sandro Garabed Ischkanian
Disponível em:
https://archive.org/details/henry-giroux-e-a-pedagogia-critica-e-ensino-como-pratica-de-resistencia-juliana-balta-ferreira
Disponível em:
https://www.academia.edu/144232717/HENRY_GIROUX_E_A_PEDAGOGIA_CR%C3%8DTICA_O_ENSINO_COMO_PR%C3%81TICA_DE_RESIST%C3%8ANCIA
Disponível em:
https://pt.scribd.com/document/925648692/Henry-Giroux-e-a-Pedagogia-Critica-e-Ensino-Como-Pratica-de-Resistencia-Juliana-Balta-Ferreira
Disponível em:
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_pedagogia-critica-activity-7379015541908484096-gOeM?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
Caderno de atividades 1
https://pt.scribd.com/document/925650667/Henry-Giroux-e-a-Pedagogia-Critica-e-Ensino-Como-Pratica-de-Resistencia-Juliana-Balta-Ferreira-CADERNO-de-ATIVIDADES-1
Caderno de atividades 1
https://archive.org/details/henry-giroux-e-a-pedagogia-critica-e-ensino-como-pratica-de-resistencia-juliana-
Caderno de atividades 2
https://pt.scribd.com/document/925649562/Henry-Giroux-e-a-Pedagogia-Critica-e-Ensino-Como-Pratica-de-Resistencia-Juliana-Balta-Ferreira-CADERNO-de-QUESTOES-2
Caderno de atividades 2
https://archive.org/details/henry-giroux-e-a-pedagogia-critica-e-ensino-como-pratica-de-resistencia-juliana-_202510
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Cada persona en el espectro es única y valiosa por Simone Helen Drumond Ischkanian✏️
Cada persona en el espectro es única y valiosa. Sus fortalezas y talentos no solo enriquecen su vida, sino también la de quienes los rodean. Reconocer esto nos invita a mirar más allá de las etiquetas y centrarnos en la esencia de cada individuo.
No se trata de cambiar quiénes son, sino de aprender a ver el mundo a través de sus ojos. Cada gesto, cada palabra y cada expresión tiene un significado profundo que merece ser comprendido.
Su manera especial de vivir y experimentar la vida es un regalo. Nos enseña paciencia, empatía y la belleza de la diversidad que nos rodea. Cada diferencia es, en realidad, una oportunidad de aprendizaje compartido.
Acompañarlos en su camino significa ofrecer apoyo sin juzgar. Significa estar presentes en los momentos de desafío y celebrar cada logro, por pequeño que parezca. El acompañamiento verdadero se basa en el respeto y la confianza mutua.
La inclusión no es solo un concepto, es una práctica diaria. Implica abrir nuestros corazones y mentes, permitiendo que la autenticidad de cada persona florezca sin miedo a ser cuestionada.
El amor es la base de todo. Amar a alguien en el espectro es reconocer su valor intrínseco y afirmar que su forma de ser es digna de respeto y celebración.
El respeto se manifiesta en escuchar con atención, en reconocer sus decisiones y en crear espacios seguros donde puedan expresarse libremente. Cada acto de respeto fortalece la conexión y la confianza.
La comprensión requiere paciencia y disposición para aprender. Nos invita a explorar nuevas perspectivas, a cuestionar prejuicios y a abrazar la diversidad como un tesoro que enriquece a toda la sociedad.
Porque la verdadera inclusión no es un ideal lejano, sino un acto cotidiano de amor, respeto y comprensión. Al vivirlo, construimos un mundo donde cada persona puede brillar con luz propia.
✏️✨ Simone Helen Drumond Ischkanian 💙✏️
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Ler e escrever são aspectos que nos permitem transcender por Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️
Ler e escrever são práticas fundamentais para o desenvolvimento humano, pois ampliam o conhecimento, estimulam o pensamento crítico, fortalecem a capacidade de comunicação, permitem compreender diferentes perspectivas e culturas, além de oferecerem autonomia intelectual para interpretar o mundo, expressar ideias de forma clara e construir novas possibilidades de aprendizado e transformação pessoal e social. Simone Helen Drumond Ischkanian✏️
A saúde mental, vale ouro por Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️
✏️Reflexão diária: Se algo compromete a sua saúde mental, então o preço a pagar é caro demais, pois nada é mais valioso do que a paz interior. A vida foi feita para ser vivida em harmonia, com equilíbrio entre corpo, mente e espírito. É verdade que a caminhada diária nem sempre será um mar de rosas, mas temos a responsabilidade de escolher, com sabedoria, os melhores caminhos a seguir. Quando buscamos trilhar as veredas certas que Deus nos mostra, encontramos força para enfrentar os desafios e serenidade para superar os obstáculos. Tudo aquilo que ameaça nossa saúde mental não vale a pena manter em nossa vida, porque preservar a mente saudável é preservar a essência do viver. Simone Helen Drumond Ischkanian✏️
CADERNO DE ATIVIDADES COM BRINCADEIRAS PARA FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CADERNO DE ATIVIDADES COM BRINCADEIRAS PARA FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Adélia Paiva Pinto
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Disponível em
https://www.academia.edu/144166877/CADERNO_DE_ATIVIDADES_CONSTRUINDO_SABERES_COM_BRINCADEIRAS_O_LUDICO_NA_FORMACAO_INTEGRAL_NA_EDUCACAO_INFANTIL
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/923884404/Caderno-de-Atividades-Construindo-Saberes-Com-Brincadeiras-o-Ludico-Na-Formacao-Integral-Na-Educacao-Infantil
Disponível em
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_caderno-de-atividades-activity-7377588846860918784-TbK1?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
BELL HOOKS (1952–2021) E A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE E CRÍTICA ÀS ESTRUTURAS SOCIAIS
BELL HOOKS (1952–2021) E A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE E CRÍTICA ÀS ESTRUTURAS SOCIAIS.
Juliana Balta Ferreira
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Sandro Garabed Ischkanian
Disponível em
https://archive.org/details/bell-hooks-e-a-educacao-como-pratica-de-liberdade-e-critica-as-estruturas-sociai
Disponível em
https://www.academia.edu/144193425/Bell_Hooks_e_a_educa%C3%A7%C3%A3o_como_pr%C3%A1tica_de_liberdade_e_cr%C3%ADtica_%C3%A0s_estruturas_sociais_Juliana_Balta_Ferreira
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/924645587/Bell-Hooks-e-a-Educacao-Como-Pratica-de-Liberdade-e-Critica-As-Estruturas-Sociais-Juliana-Balta-Ferreira
Disponível em
https://www.linkedin.com/posts/simone-drumond-ischkanian-344558244_bell-hooks-activity-7378282891891372032-FpjH?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAADyYCOQBIuUrhsV-czVlM6QVjL3_Ez2pt9U
Disponível em
https://pt.slideshare.net/slideshow/bell-hooks-e-a-educacao-como-pratica-de-liberdade-e-critica-as-estruturas-sociais-juliana-balta-ferreira-pdf/283492682
Recibir un diagnóstico de autismo en la edad adulta es una experiencia profundamente transformadora por Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️
Recibir un diagnóstico de autismo en la edad adulta es una experiencia profundamente transformadora y emocional. Durante años, uno puede haber sentido que caminaba por la vida con un mapa incompleto, tropezando en situaciones sociales, malinterpretando señales, o cargando con un cansancio invisible que nadie más parecía notar. El diagnóstico llega como un rayo de claridad, como si de repente se encendiera una luz en un cuarto donde siempre reinó la penumbra. Esa certeza reorganiza la historia personal, y cada recuerdo, cada dificultad, cada malentendido cobra un nuevo significado que antes parecía imposible de descifrar.
Es como descubrir, al fin, el manual de instrucciones de una máquina compleja que siempre funcionó de manera misteriosa. Esa máquina eres tú, y comprender sus mecanismos internos no solo trae alivio, sino también un sentimiento de reconciliación contigo mismo. El mundo ya no parece un escenario tan hostil e incomprensible, porque ahora existe una explicación coherente detrás de los patrones de conducta, las hipersensibilidades y la necesidad de rutinas que antes parecían extrañas hasta para ti mismo.
El alivio se convierte en un compañero inseparable en los primeros momentos tras el diagnóstico. De pronto, todo encaja: los años de sentirte diferente, de no lograr encajar en grupos sociales, de cuestionarte por qué lo que parecía fácil para otros era tan agotador para ti. Esta revelación abre la posibilidad de la autocompasión, porque entiendes que nunca estuviste fallando en ser “normal”, simplemente estabas viviendo con una condición neurológica que hasta entonces permanecía oculta.
Sin embargo, junto con el alivio aparece también una tristeza silenciosa. Es inevitable mirar hacia atrás y pensar en las oportunidades perdidas, en los malentendidos que dañaron relaciones, en los momentos en los que fuiste etiquetado como raro, difícil o incluso problemático. Esa melancolía no se trata de vergüenza por el diagnóstico, sino del duelo por los años pasados sin la comprensión que habría podido suavizar tantas heridas emocionales.
Esa tristeza puede sentirse como una herida profunda, porque durante mucho tiempo creíste estar roto, defectuoso o inadecuado. La sociedad, sin quererlo, refuerza esa percepción con sus expectativas rígidas sobre cómo se debe comunicar, interactuar y comportar una persona. Descubrir que nunca estuviste roto, sino que simplemente eras diferente, cambia radicalmente la forma en que miras tu pasado, pero no borra las cicatrices acumuladas a lo largo del camino.
Al mismo tiempo, este proceso de aceptación es también un renacimiento. El diagnóstico en la adultez ofrece la oportunidad de reinterpretar la propia identidad desde un lugar de autenticidad. Es un recordatorio de que no necesitas ajustarte a un molde impuesto para ser valioso, y que puedes empezar a crear un entorno más amigable para ti, con estrategias que respeten tus necesidades y con la posibilidad de relacionarte con otros desde la honestidad y no desde el esfuerzo constante por encajar.
La experiencia también abre puertas hacia una comunidad más amplia. Muchas personas adultas con autismo encuentran un sentido de pertenencia al conectar con otros que comparten vivencias similares. Ese encuentro rompe el aislamiento y demuestra que no se está solo, que hay un lenguaje común de experiencias y emociones que trascienden las diferencias individuales. Ese sentido de comunidad puede convertirse en una fuente poderosa de apoyo y validación.
No obstante, el camino no es lineal. Habrá momentos en los que resurjan la frustración, la rabia o el dolor acumulado. La aceptación no ocurre de la noche a la mañana, y a veces implica cuestionar sistemas de creencias enteros, desde la forma en que uno se percibe hasta la manera en que interactúa con el mundo. Pero incluso en esa complejidad, el diagnóstico brinda un ancla firme, una verdad que no puede ser arrebatada: la certeza de que tu forma de ser tiene un nombre, una explicación y una legitimidad.
Al final, recibir un diagnóstico de autismo en la vida adulta no es solamente una respuesta médica, sino un acto de autodescubrimiento y liberación. Es la oportunidad de perdonarte por los años de incomprensión, de reconstruir tu narrativa personal desde la compasión y de abrir un futuro en el que la autenticidad tenga prioridad sobre la adaptación forzada. Es un viaje profundo, lleno de contrastes entre la luz y la sombra, pero que marca el inicio de una vida vivida con mayor comprensión y dignidad.
Simone Helen Drumond Ischkanian✏️
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Quando descobrir a preciosidade do tempo por Simone Helen Drumond Ischkanian
💕Quando descobrir a preciosidade do tempo
Quando descobrir a preciosidade do tempo,
vai guardá-lo como quem segura
a última gota de água no deserto,
como quem acaricia o instante
que não retorna.
Vai gastá-lo apenas com o que floresce,
com o riso que ilumina,
com a palavra que aquece,
com a presença que acalma.
Não haverá espaço para correntes invisíveis,
nem para o peso do que não vale.
O relógio deixará de ser inimigo,
e se tornará um aliado,
sussurrando:
vive o que importa,
antes que o vento leve o agora.
Simone Helen Drumond Ischkanian✏️
Envelhecer por Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️
Envelhecer💕
Envelhecer é seguir adiante,
como quem caminha por estradas serenas,
colhendo flores que o tempo deixou
e guardando no peito o perfume da vida.
É saber que cada ruga é memória,
cada silêncio, uma lição aprendida,
cada olhar, um universo inteiro
que ainda deseja ser descoberto.
Quando tudo dá certo, envelhecer é liberdade:
é o direito de ser quem fomos,
abraçar quem somos,
e sonhar ainda com o que podemos ser.
Não é fim, é recomeço suave.
É ter tempo de saborear o instante,
de conquistar mundos internos,
de celebrar objetivos que chegam sem pressa.
Pois a vida, quando bem vivida,
faz do envelhecer um prêmio:
a oportunidade de existir plenamente,
sem medo, sem correntes,
com a alma aberta para sempre.
Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Educação financeira✏️
Idades certas para iniciar a construção de um futuro sólido: a importância de poupar independentemente da profissão.
Construir um futuro financeiro sólido é um objetivo universal, independentemente da profissão que escolhemos.
Muitos deixam para depois o hábito de poupar, acreditando que ainda têm tempo.
A verdade é que o momento certo para começar é o quanto antes, pois a disciplina financeira ao longo dos anos é o que permite segurança, liberdade e estabilidade.
✏️Juventude (18 a 25 anos) – Comece pequeno, mas comece agora.
Nos primeiros anos de vida adulta, muitos jovens começam a trabalhar e a conquistar independência. Embora o salário inicial possa ser modesto, este é o período ideal para aprender a poupar. Mesmo valores pequenos, aplicados com regularidade, podem se transformar em uma base significativa graças aos juros compostos.
✏️Dicas práticas:
Abrir uma conta de poupança ou investimento de baixo risco.
Criar o hábito de guardar 10% do que recebe.
Evitar dívidas desnecessárias, como cartões de crédito parcelados sem planejamento.
✏️Meia-idade inicial (26 a 35 anos) – Intensifique o planejamento.
Nesta fase, geralmente, a renda aumenta, assim como as responsabilidades. É o momento de consolidar hábitos financeiros e começar a pensar em objetivos maiores: comprar um imóvel, constituir um fundo de emergência e investir em previdência ou fundos de longo prazo.
Dicas práticas:
Definir metas financeiras de curto, médio e longo prazo.
Investir em educação financeira para tomar decisões mais inteligentes.
Diversificar investimentos para reduzir riscos.
✏️Estabilidade profissional (36 a 50 anos) - Proteja e potencialize seus recursos.
Neste período, muitos profissionais já estão consolidados em suas carreiras. É hora de proteger os recursos acumulados, otimizar investimentos e planejar uma aposentadoria confortável.
Dicas práticas:
Revisar regularmente investimentos e objetivos.
Considerar seguros de vida ou planos de saúde de longo prazo.
Planejar sucessão patrimonial, se relevante.
✏️Pré-aposentadoria (51 anos em diante) – Ajuste e segurança.
Mesmo que tenha começado tarde, nunca é tarde para organizar a vida financeira. Aqui, o foco é garantir segurança e qualidade de vida, reduzindo riscos e preservando o patrimônio.
Dicas práticas:
Concentrar-se em investimentos seguros e líquidos.
Reduzir gastos supérfluos e dívidas.
Planejar a aposentadoria considerando expectativas de vida e saúde.
✏️Independentemente da idade ou profissão, poupar é fundamental. A construção de um futuro sólido depende do hábito, da disciplina e do planejamento. Quanto mais cedo se começa, mais liberdade e estabilidade financeira se alcançam, permitindo escolhas conscientes e um futuro mais seguro.
Artigo "Educação financeira para todas as idades", disponível na Academia Edu.
Simone Helen Drumond Ischkanian✏️
ABA e TEACCH®: como abordagens estruturadas para ensinar habilidades de comunicação, socialização e aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
ABA e TEACCH®: como abordagens estruturadas para ensinar habilidades de comunicação, socialização e aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Tatiana Coelho
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Silvana Nascimento de Carvalho
Sandro Garabed Ischkanian
Neusa Venditte
Eliana Drumond
Disponível em
https://www.academia.edu/143979341/ABA_e_TEACCH_como_abordagens_estruturadas_para_ensinar_habilidades_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_socializa%C3%A7%C3%A3o_e_aprendizagem_em_crian%C3%A7as_com_Transtorno_do_Espectro_Autista
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/917739682/ABA-e-TEACCH-Como-Abordagens-Estruturadas-Para-Ensinar-Habilidades-de-Comunicacao
Disponível em
https://lnkd.in/p/dFjpPGYU
A TEORIA SOCIOCULTURAL DE VYGOTSKY APLICADA À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: PERSPECTIVAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS.
A TEORIA SOCIOCULTURAL DE VYGOTSKY APLICADA À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: PERSPECTIVAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS.
Mara Lúcia Nunes de Lima Oliveira
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Juliana Balta Ferreira
Giane Demo
Silvana Nascimento de Carvalho
Sandro Garabed Ischkanian
Disponivel em
https://www.academia.edu/143998961/A_TEORIA_SOCIOCULTURAL_DE_VYGOTSKY_APLICADA_%C3%80_INCLUS%C3%83O_DE_ALUNOS_COM_NECESSIDADES_ESPECIAIS_PERSPECTIVAS
Disponivel em
https://pt.scribd.com/document/918328040/A-Teoria-Sociocultural-de-Vygotsky-Aplicada-a-Inclusao-de-Alunos-Com-Necessidades-Especiais
Disponivel em
https://lnkd.in/p/dD6MweZV
ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLORAR SONS INICIAIS, MEDIAIS E FINAIS DAS PALAVRAS
ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLORAR SONS INICIAIS, MEDIAIS E FINAIS DAS PALAVRAS.
Regina Daucia de Oliveira Braga
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Nívea Maria Costa Vieira
Silvana Nascimento de Carvalho
Sandro Garabed Ischkanian
Neusa Venditte
Eliana Drumond
Disponível em
https://www.academia.edu/143996278/ATIVIDADES_LUDICAS_PARA_EXPLORAR_SONS_INICIAIS_MEDIAIS_E_FINAIS_DAS_PALAVRAS
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/918258957/Atividades-Ludicas-Para-Explorar-Sons-Iniciais-Mediais-e-Finais-Das-Palavras
Disponível em
https://lnkd.in/p/d46nrXbX
A ARTE COMO RECURSO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL E AUTOCONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR.
A ARTE COMO RECURSO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL E AUTOCONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Giane Demo
Silvana Nascimento de Carvalho
Sandro Garabed Ischkanian
Neusa Venditte
Eliana Drumond
Disponível em
https://www.academia.edu/144001145/A_ARTE_COMO_RECURSO_DE_EXPRESS%C3%83O_EMOCIONAL_E_AUTOCONHECIMENTO_NO_CONTEXTO_ESCOLAR
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/918379786/A-Arte-Como-Recurso-de-Expressao-Emocional-e-Autoconhecimento-No-Contexto-Escolar
Disponível em
https://lnkd.in/p/d25_dGkz
VYGOTSKY: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP), NEUROPSICOPEDAGOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA.
VYGOTSKY: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP), NEUROPSICOPEDAGOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA.
Fabiane Bandeira Viana
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Mara Lúcia Nunes de Lima Oliveira
Silvana Nascimento de Carvalho
Sandro Garabed Ischkanian
Neusa Venditte
Gabriel Nascimento de Carvalho
Disponível em
https://www.academia.edu/144015357/VYGOTSKY_A_ZONA_DE_DESENVOLVIMENTO_PROXIMAL_NEUROPSICOPEDAGOGIA_E_SUAS_IMPLICACOES_NA_APRENDIZAGEM_COLABORATIVA
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/918807747/Vygotsky-a-Zona-de-Desenvolvimento-Proximal-Neuropsicopedagogia-e-Suas-Implicacoes-Na-Aprendizagem-Colaborativa
Disponível em
https://lnkd.in/p/dNTt6Dyv
VYGOTSKY E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM.
VYGOTSKY E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Juliana Balta Ferreira
Silvana Nascimento de Carvalho
Gabriel Carvalho
Sandro Garabed Ischkanian
Disponível em
https://www.academia.edu/144048579/VYGOTSKY_E_A_AVALIACAO_FORMATIVA_ESTRATEGIAS_NEUROPSICOPEDAGOGICAS_PARA_POTENCIALIZAR_A_APRENDIZAGEM_2025
https://www.academia.edu/144048541/VYGOTSKY_E_A_AVALIACAO_FORMATIVA_ESTRATEGIAS_NEUROPSICOPEDAGOGICAS_PARA_POTENCIALIZAR_A_APRENDIZAGEM
Disponível em
https://pt.scribd.com/document/919714687/Vygotsky-e-a-Avaliacao-Formativa-Estrategias-Neuropsicopedagogicas-Para-Potencializar-a-Aprendizagem
Disponível em
https://lnkd.in/p/d2T3PCTy
PDF:
https://www.linkedin.com/in/simone-drumond-ischkanian-344558244/