Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 31 de outubro de 2010

Série: 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Disciplina: ENSINO RELIGIOSO

Série: 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

P L A N O D E C U R S O

OBJETIVO GERAL:

Propiciar o aprofundamento de valores cristãos, a partir de suas vivências significativas, de seus questionamentos e indagações.

Também, irá fortalecer e favorecer uma prática de estudos e discussões capazes de garantir aos alunos, a possibilidade de traçar seu projeto de vida, apoiado na dimensão religiosa.

ÁREA DE CONHECIMENTO:

O Ensino Religioso, disciplina escolar, desenvolve-se como uma área de conhecimento que recobre uma das manifestações mais antigas, diversificadas e ricas dos seres e dos grupos humanos: o Fenômeno Religioso.

No 4º ano, estudaremos a comunicação que o ser humano estabelece com si mesmo, com os outros e com o mundo. O aluno é convidado a pensar sobre a comunicação com DEUS que pode acontecer pela pertença a uma religião.

Também, estudaremos a história do Cristianismo, do Judaísmo e do Islamismo; o processo de formação dos textos sagrados, os livros contidos e seus respectivos conteúdos.

As Festas Religiosas são vistas como meio de comunicação com DEUS e com as pessoas pertencentes a uma mesma religião ou tradição religiosa.

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:

1º TRIMESTRE:

- As religiões monoteístas e seus livros sagrados – (JUDAÍSMO, CRISTIANISMO e ISLAMISMO).

- O texto sagrado do Judaísmo: A Torah, os Neviim e os Ketuvim.

- A origem do Cristianismo e suas ramificações na história.

- Os livros que compõem o Novo Testamento.

- O Islamismo – (história, fundador e principais ensinamentos).


2º TRIMESTRE:

- O ser humano e a comunicação – ( linguagem verbal e não verbal).

- Tipos de linguagem – ( falada, escrita e gestual).

- O surgimento da escrita.

- A comunicação interpessoal – ( relação entre duas ou mais pessoas).

- As religiões e a comunicação com DEUS.

- O ser humano e a sua interferência no mundo – ( explicação do significado da vida, comentário do SER que deu existência a tudo, DEUS).

- Ampliando meus conhecimentos – ( significados de doutrina, comunidade, ética e ritos).


3º TRIMESTRE:

- As Festas Religiosas – (percepção das festas como meios de cultivar a comunicação com os irmãos de fé e com DEUS).

- Tipos de festas e seus significados – ( festas judaicas; festas islâmicas e festas cristãs).


METODOLOGIA:

- Projeção de um filme

- Aula expositiva

- Leitura de imagens

- Atividades escritas

- Defesas de trabalho

- Dinâmicas, reflexões.

- Dramatizações

- Montagem de cartazes

- Murais


AVALIAÇÃO:

- Exercícios Avaliativos

- Avaliação Trimestral

- Atividades Complementares

- Trabalhos em dupla e em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página