Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Fato, facto ou história???


Por que é que a maioria das escadas dos castelos medievais foram construídas para serem extremamente estreitas e em espiral no sentido dos ponteiros do relógio?

Como os castelos medievais foram construídos principalmente como fortificações, as escadas foram projetadas para tornar extremamente difícil a subida dos combatentes inimigos!

Como a maioria dos soldados era destra, precisariam de contornar cada curva da parede interna antes de tentar atacar, expondo-se, inevitavelmente, no processo. 

A escada em espiral no sentido horário também permitiu que os defensores usassem a parede interna como um escudo parcial e permitisse facilmente que balançassem a sua arma sem serem impedidos pela curvatura da parede externa.

As escadas também foram intencionalmente mal iluminadas e construídas para serem irregulares, tornando ainda mais difícil a vida aos atacantes em ganhar qualquer tipo de equilíbrio ou impulso durante a luta para capturar o castelo!

"Em seu blog All Things Medieval, Will Kalif explica que as próprias escadas individuais forneciam outra vantagem útil para os protetores do reino. Como os degraus individuais não foram todos projetados com as mesmas especificações, tornavam-se escadas muito mais irregulares do que as que vemos hoje. Isso não impediria os defensores, que se acostumaram com as inconsistências das escadas em seu castelo natal, mas poderia definitivamente tropeçar nos atacantes. Além disso, descer um lance de escadas é sempre menos trabalhoso do que subir".

Pense nisso e complemente o fato, facto e história 

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷





Nenhum comentário:

Postar um comentário