DISCIPLINA: Ciências Geográficas
OBJETIVO GERAL: Conhecer o mundo atual
em sua diversidade, dando significado e estimulando a reflexão sobre as
diferentes ações sociais e culturais, suas origens, a dinâmica da sociedade e
suas formas de organizar e ocupar o espaço, os conflitos gerados e os processos
naturais que estão atuando e interagindo com os processos históricos e sociais,
transformando o mundo e criando marcas que possibilitam identificar os
diferentes lugares e paisagens, relacionando os processos naturais e as
questões socioambientais, mais especificamente a questão das mudanças
climáticas e do aquecimento global, os processos que atuam e interferem nas
condições climáticas, as transformações decorrentes das interações com as
sociedades humanas e alguns de seus principais efeitos em escala geográfica
local, regional e mundial.
CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos
geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e
compreensão do mundo; a modernização capitalista e a redefinição nas relações
espaciais; o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial
brasileira; e a evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes.
1° TRIMESTRE
– Unidade I: Espaço mundial, Brasil e as questões ambientais
• A dinâmica
atmosférica e as mudanças climáticas;
• Mudanças
climáticas: efeitos no espaço mundial;
• As
transformações no ambiente e o clima;
• Aquecimento do
planeta;
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva,
dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios
como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, fotos, imagens de
satélite, gráficos, charges e esquemas, a fim de descrever, localizar e
comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos
espaços geográficos. Elaboração de questionamentos e indagações, roda de
conversa e debates para levantamento de hipóteses, pesquisas em diferentes
fontes (jornais, revistas, internet e outros), projeção de vídeos e realização
de atividades em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma
oral e escrita.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova
escrita e trabalhos avaliativos: produção de overlay, folder e charges,
exposições orais e escritas e atividade extraclasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário