Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 31 de outubro de 2010

Série: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disciplina: ENSINO RELIGIOSO

Série: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

P L A N O D E C U R S O

OBJETIVO GERAL:
Um dos desafios desta série, é identificar a complexidade que envolvem os temas. O aluno identificará e desenvolverá a capacidade de reverenciar as diferentes possibilidades de valores, presentes nas diferentes religiões.

ÁREA DE CONHECIMENTO:
A proposta de trabalho é para permitir uma melhor compreensão da imagem de humanidade, de mundo e de DEUS que possuímos.

Nesse sentido, o Ensino Religioso será dedicado aos estudos dos Ritos Religiosos e Não-Religiosos, símbolos, mitos e espaços sagrados, de forma geral, no estudo e análise dos ritos que fazem parte do cotidiano dos alunos da Rede Salesiana.

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:

1º TRIMESTRE:

- Ser humano: ser que pensa e realiza ritos.

- A construção da vida através dos ritos.

- Ritos, notas musicais na canção da vida.

- Os ritos influenciam e são influenciados.


2º TRIMESTRE:

- A significação de espaço: O SAGRADO E O PROFANO.

- A percepção de tempo: O KHRÓNOS E O KAIRÓS.

- OS SÍMBOLOS – ( a significação de comunicação).

_ Os MITOS – ( a interpretação da realidade).


3º TRIMESTRE:

- Classificação dos ritos religiosos.

- Três ritos diferentes, um mesmo nome, um mesmo tema: a Páscoa, comemoração da vida.


METODOLOGIA:

- Aula expositiva

- Atividades escritas

- Defesas de trabalho

- Montagem de cartazes, álbuns.

- Produção de texto

- Dinâmicas, reflexões.

- Sínteses

- Dramatizações

- Pesquisas

AVALIAÇÃO:

- Exercícios Avaliativos

- Avaliação Trimestral

- Atividades Complementares

- Trabalhos em dupla e em grupo.

Um comentário: