Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 29 de maio de 2022

Empatia é a capacidade de perceber e interpretar as emoções.

Empatia é a capacidade de perceber e interpretar as emoções de terceiros ao se imaginar no lugar deles. Por conta das suas particularidades, é dividida em três categorias:

 

·       Empatia afetiva: capacidade de fornecer respostas apropriadas às emoções das outras pessoas. Empáticos afetivos estão frequentemente preocupados com o bem-estar alheio;

·       Empatia somática: capacidade de sentir o que a outra pessoa está sentindo. Empáticos somáticos tendem a reagir fisicamente para cessar o sofrimento ou desconforto do outro por saberem exatamente como ele se sente; e

·       Empatia cognitiva: capacidade de compreender a resposta emocional de uma pessoa a uma situação específica. Empáticos cognitivos conseguem tomar decisões que beneficiam múltiplas pessoas, além de prevenir o sofrimento de terceiros.

 

A empatia ajuda o próprio conselheiro a se conhecer, ao se permitir compreender a história do outro mediante uma escuta atenta. Ao se dar conta de suas próprias forças e fraquezas, o conselheiro, ao experimentar a graça da cura divina em suas próprias feridas, tornar-se-á o ferido que curada.

 

São pessoas que têm a necessidade de parecer forte pra as pessoas que os rodeiam, são curados por natureza.

 

Odeiam e evitam de todas as formas parecerem inconvenientes de qualquer maneira. Escondem suas emoções, e especialmente sua hipersensibilidade. Mas todas as emoções por eles sentidas são sempre aumentadas.

 

 Eles literalmente podem sentir a dor das outras pessoas, por esse motivo muitas vezes evitam hospitais, e qualquer tipo de lugares onde possa haver sofrimento, pois eles são como “esponjas” e sentem a emoção do local, das pessoas ao redor às vezes até do tempo, mas raramente falam sobre isso, tem medo do julgamento e de parecerem loucos (como possivelmente muitas vezes seriam rotulados.

 

Sabe aquele seu amigo que você desabafa e sai super aliviado? Pois é, se ele for um empata e não souber ainda lidar bem com isso muito provavelmente ele fique mal, pois absorveu as suas dores.

 

Não adianta mentir para essas pessoas, elas simplesmente “sentem” a mentira, através da sua hipersensibilidade podem captar quando alguém está sendo verdadeiro ou não, assim como os sentimentos e emoções são captadas. São aquelas pessoas que simplesmente sabem.

 

As pessoas negativas são atraídas por essas pessoas por ressonância vibracional. Os empatas atraem pessoas negativas justamente porque essas pessoas inconscientemente sabem que os empatas podem absorver a negatividade.

 

A preocupação da pessoa empática com o bem-estar e a felicidade alheia é notória. Por isso, ela é normalmente procurada quando indivíduos, próximos ou não, precisam desabafar e expressar sentimentos. Entre os atributos de pessoas com empatia desenvolvida estão:

·       Ouvir os outros atentamente;

·       Ser capaz de identificar quando os outros estão chateados ou desconfortáveis;

·       Considerar as opiniões e os sentimentos dos outros antes de tomar decisões que as impactam direta ou indiretamente;

·       Sensibilidade perante eventos negativos ou trágicos;

·       Oferecer apoio a quem está sofrendo;

·       Ser capaz de dizer quando as pessoas não estão sendo totalmente honestas;

·       Se sentir sobrecarregado durante eventos sociais;

·       Pensar com frequência em como os outros estão e o que pode fazer para ajudar a melhorar as suas vidas;

·       Saber interpretar a linguagem corporal das pessoas;

·       Perguntar como o outro está com frequência; e

·       Ter dificuldade para estabelecer limites em seus relacionamentos.

Pense nisso e vai realizar teus planos de vida!

Simone Helen Drumond Ischkanian

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário