Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 29 de maio de 2022

Zona de conforto ✍️✍️✍️✍️✍️

Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado.

A zona de conforto é muito agradável, como o próprio nome revela. Entretanto, nela você não cresce, não aprende nem evolui. 

As causas mais frequentes que nos fazem ficar na zona de conforto são:

· Preguiça: Quando o indivíduo sente cansaço, falta de energia, apatia, desinteresse, culpa, desmotivação ou tudo ao mesmo tempo…

· Soberba: Quando ele não sente necessidade de aprender nada ou de aprimorar-se, por achar-se pronto, “brilhante” e perfeito (“síndrome do copo cheio”).

· Medo: Quando tem receio de enfrentar os próprios medos: medo do desconhecido, dos riscos, das incertezas, do que pode acontecer, de perder controle ou do que os outros possam pensar.

· Miopia: Quando não se têm claros os impactos e as consequências de algumas atitudes e comportamentos em nossas vidas, no médio e longo prazos.

E quais as consequências de ficarmos neste estado letárgico, reativo e confortável?

· Desperdício do próprio talento: que é um processo de auto-sabotagem. Apesar da pessoa ter muito potencial, não consegue otimizá-lo nem transformá-lo em performance (como uma mina de diamantes lacrada, inexplorada e improdutiva).

· Impactos negativos na carreira, na imagem e na empregabilidade: ao invés da pessoa ter uma carreira ascendente e bem sucedida, fica estagnada ou até involui profissionalmente.

A alma humana precisa entender o quanto antes que a ação no mundo só surge a partir de passos que as próprias pessoas dão. 

Na zona de conforto, você pode até evitar de um desconforto aqui, de uma situação ali, sob o falso pretexto de estar dando um tempo ou se livrando do problema que lhe surge. Mas aí dentro do seu coração você reconhece que já ficou tempo demais nesse lugar. Chegou a hora de sair em busca de sonhos, objetivos de vida e realizar desejos pessoais.

Quem ousa desafiar o próprio destino e tomar as rédeas de seu livre arbítrio são as pessoas mais decididas e as mais felizes desse mundo. 

É certo que ninguém está isento de sofrer eventualmente, mas as conquistas pessoais, emocionais, espirituais e profissionais só acontecem para quem tem essa coragem.

 “Vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota; é compreender a necessidade de ambas, é se envolver, se entregar por inteiro”, – Brené Brown

Aceitar a sua vulnerabilidade é reconhecer que você não é perfeito e que está tudo bem. Isso não te torna fraco, muito pelo contrário, essa é sua verdadeira força, uma vez que você se livra da pressão e falsa ideia de perfeccionismo.

Ser vulnerável é entrar na arena da vida e estar disposto a vivê-la, seja em seus bons e maus momentos. Diante disso, compreenda de maneira íntima, que falhas e erros acontecerão ao longo da sua jornada, mas que isso não é o fim. Cada experiência é necessária para que você se torne alguém melhor e mais preparado para alcançar seus sonhos e objetivos.

A vida é recheada de experiências e vivê-las aumenta a sua bagagem pessoal, e consequentemente, o seu profissional é aprimorado. Desse modo, procure experimentar algo novo toda semana, e se possível, todos os dias. Não precisa se preocupar em viver grandes experiências e aventuras. Apesar de fazer toda a diferença, pequenas coisas também contribuem para que você possa sair da zona de conforto.

Para isso, coma uma comida diferente, ouça um outro estilo musical e assista a filmes e séries de outros gêneros dos quais você está habituado.

Nesse ponto a ideia é você trocar aquilo que faz rotineiramente por algo novo ou ainda pouco experimentado. Outra ponto que contribui nessa etapa é ler livros, revistas e até mesmo entrar em contato com a natureza. Tudo aquilo que faz você sair da sua rotina é bem-vindo e deve ser praticado.

Ter coragem também não é tarefa fácil. Para isso, você pode estar se perguntando: como ser mais corajosa (o)? Ou então: como sair dessa zona na qual me encontro? A resposta é simples, porém requer uma vontade sua, um desejo ardente de sair dessas amarras e se libertar de vez.

Pense nisso e vai realizar teus planos de vida!

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷

Nenhum comentário:

Postar um comentário