Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Todo julgamento é uma confissão.


 ⁣“Quando você julga os outros, não os define; define a si mesmo.” – Wayne W. Dyer⁣

Quando alguém te julga, a pessoa geralmente está atacando algo reprimido dentro dela. 

Como já dizia Freud, "quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". Por isso, quem te julga se define.

O que não aceitamos e não nos permitimos mostrar, reprimimos e tentamos esconder guardando em nosso inconsciente, e censuramos no outro: "o inconsciente de uma pessoa se projeta sobre outra pessoa [...] aquilo que alguém não vê em si mesmo, passa a censurar no outro", assim, "tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos". - Jung⁣

Se te julgam pelas suas roupas, salário, características físicas ou jeito de ser, lembre-se que quem está fazendo isso não tem conhecimento nem contexto sobre toda a história. 

O julgamento indiscriminado sempre vai dizer muito mais sobre a pessoa que te julga do que sobre você.⁣ "Pensar é difícil, é por isso a maioria das pessoas prefere julgar". - Jung

"Não se deve esquecer a seguinte regra: o inconsciente de uma pessoa se projeta sobre outra pessoa, isto é, aquilo que alguém não vê em si mesmo, passa a censurar no outro. 

Este princípio tem uma validade geral tão impressionante que seria bom se todos, antes de criticar os outros, se sentassem e ponderassem cuidadosamente se a carapuça que querem enfiar na cabeça do outro não é aquela que se ajusta perfeitamente a eles." (Jung)

Então uma pessoa que vive "dando opinião", mandando indiretas ou julgando todo mundo, na verdade está fazendo uma projeção, ou seja, todo julgamento e indireta foi para ela mesma.

Quem te julga nunca vai saber tudo o que se passa na sua cabeça, portanto todos os julgamentos são injustos. Suas escolhas são suas e não precisam fazer sentido para todo mundo.

Pense nisso!

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷🌷

Nenhum comentário:

Postar um comentário