Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 19 de maio de 2024

Empatia ou narcisista?✏️


1. O empático se sente atraído por um narcisista. A relação deles começa. O empático ama profunda e incondicionalmente. Eles se sentem emocionalmente satisfeitos, apesar de o narcisista não desempenhar nenhum papel no desenvolvimento de um vínculo mais forte.

✏️O empático se sente satisfeito e acha que seu amor é correspondido apenas por estar perto do narcisista.✏️

2. O empático tem a falsa no umção de que finalmente encontrou o tipo de amor que as pessoas não encontram nem uma vez. Narcisista afirma isso criando uma ilusão que leva o empático a acreditar que o que tem é especial. O empático sente um laço profundo que é quase impossível de quebrar.

3. Às vezes parece que o narcisista quer essa relação tanto quanto o empático. Na verdade, o que eles querem é alguém que invista o seu tempo, energia e amor e que tenha o controle total.

4. Com o passar do tempo, o narcisista fará com que o empático se sinta fraco, desconfiado e desprovido da capacidade de fazer até as coisas mais simples. O narcisista nunca lançará um ataque aberto, mas usará afirmações como "não quero te machucar, mas... ” para apontar alguma deficiência. Eles tentarão cuidar de tudo o que simboliza o controle, como gerenciar as faturas ou tomar decisões sobre compras. A empatia será menosprezada por seus interesses e muitas das coisas que formam sua identidade. Aos poucos, o empático começa a acreditar que são menos capazes e que “precisam” de alguém como a pessoa da sua vida. Eles têm a ideia de que ninguém os quereria.

5. Para um empático, essa relação será tudo, já que são eles que estão apaixonados. Por amor, eles sempre quereriam acalmar e incentivar o narcisista, conversar com eles, ajudá-los e fazer o que for que os faça sentir bem. Narcisistas se projetam como vítimas do seu passado, das suas relações e das circunstâncias. Os empáticos são doadores; tentam compensar todas as coisas infelizes que aconteceram com o narcisista.

6. O empático tem um coração bom e claro e não consegue imaginar que as feridas profundas e não resolvidas do narcisista não sejam as mesmas que as dele. Curar essas feridas é diferente das suas.

7. Relacionamento é tudo sobre narcisista. O empático percebe isso lentamente, e chega um momento em que ele sente medo de falar ou de lutar por suas necessidades e desejos. Na sua tentativa de agradar, eles não querem expressar suas verdadeiras necessidades. Preferem ser simpáticos do que dar razões para não gostarem. Mas, secretamente, eles não são muito felizes.

8. Quanto mais devoção, amor, cuidado, carinho e esforço o empático coloca no relacionamento, o narcisista se sente completamente no controle sobre o relacionamento. O empático dança literalmente ao som do narcisista. Enquanto o empático continuar apaziguando o narcisista, é impossível detectar nenhum problema no relacionamento. O problema acontece quando a empatia finalmente atinge o ponto de quebra.

9. Finalmente, o empático levanta a voz porque não consegue mais acompanhar as formas de repressão do narcisista. Dia após dia, suas necessidades emocionais permanecem insatisfeitas. Isso acontece porque desde o início da relação eles acreditaram que as necessidades emocionais do seu parceiro são a única coisa que importa. Quando finalmente entendem que o bem-estar deles também importa, e falam, parecem egoístas. O narcisista não gosta.

10. O narcisista é um caçador de atenção. Eles se sentem satisfeitos quando as pessoas se importam com elas. Suas necessidades nunca podem ser satisfeitas, nunca. Eles podem se mudar para outro lugar, abrir um novo negócio, viajar pelo mundo, se envolver em novas atividades criativas, etc. , mas nunca serão felizes. O empático não está ciente desse fato.

11. Quando o empático finalmente explodiu algo como "Meus sentimentos também importam", o narcisista apressa-se a chamar o empático de "louco". Chamam-lhes demasiado dramáticos e suas preocupações infundadas. Este tipo de comportamento depreciativo é a tática que eles usam para ganhar controle sobre a mente do empático.

12. O empático fica confuso. Por que eles se comportaram assim, está além da sua compreensão. Eles começam a se culpar e se perguntam se são dignos de ser amados por alguém.

13. Neste momento, o empático não consegue entender que está sendo manipulado. Seu parceiro dobrou tudo ao seu redor para criar uma visão distorcida das circunstâncias. Pode haver qualquer coisa à sua volta que lhes deixe saber a verdade de que são eles que estão “bem” e que o seu parceiro é aquele que está tremendamente “errado” e é maligno.

14. O empático tentará se comunicar com o narcisista com toda a sinceridade. O narcisista, no entanto, justificará seu comportamento e colocará a culpa.

15. É normal se sentir perdido, confuso e ferido. Mas apesar de tudo o que lhe partiu o coração, o empático terá que ficar tranquilo e fazer uma autoavaliação para descobrir como eles se tornaram tão indefesos. É assim que eles vão começar a se transformar.

16. O empático saberá que eles são por natureza curadores. Eles têm a força interior para ajudar os outros da maneira certa, às vezes como dever e às vezes quando a vida os leva a tais situações.

17. O empático tem que perceber a amarga verdade de que nem todos merecem o seu amor, cuidado e carinho. Nem todos que parecem aflitos e infelizes estão revelando o seu verdadeiro eu. Há algumas pessoas que têm motivos sinistros e têm um ponto de vista muito diferente sobre relações e pessoas do que eles. Não se pode confiar em todas as pessoas por quem se apaixonam tão rapidamente.

18. Nesta situação, o empático deve perceber que eles também estão em uma situação muito ruim, algo que o narcisista sempre falou em sua vida. Mas, no seu caso, seria diferente. Eles fariam esforços positivos e se curariam. O narcisista não vai.

19. Para o empático isto será um despertar doloroso. Aprenderão com a experiência para seguir em frente.

20. O narcisista continuará como se nada tivesse acontecido e eles são completamente inocentes. Eles não se lembrarão nem por um momento que alguém os amou tão profunda e intensamente. Eles não se lembrarão do laço poderoso que um dia tiveram com alguém e vão procurá-lo noutro lugar. Chegará um momento em que eles saberão que não podem se conectar consigo mesmos ou com outras pessoas.

21. O narcisista vai continuar. Eventualmente eles encontrarão outra vítima.

22. O empático será mais forte, mais sábio e mais cauteloso com quem lhe dá tempo, carinho e amor. 

✏️Pense nisso!

Simone Helen Drumond Ischkanian ✏️

Nenhum comentário:

Postar um comentário