ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA
https://www.academia.edu/126449303/ALFABETIZA%C3%87%C3%83O_E_NEUROCI%C3%8ANCIAS
Simone Helen Drumond Ischkanian
Gladys Nogueira Cabral
Lucas Serrão da Silva
Regina Daucia de Oliveira Braga
Silvana Nascimento de Carvalho
Milca Ruiz da Silva
As neurociências fornecem uma compreensão essencial sobre como o cérebro processa e
armazena informações relacionadas à alfabetização, desde o reconhecimento de letras até a
compreensão de textos completos. O estudo das bases cerebrais da aprendizagem da leitura e
escrita permite aprimorar práticas pedagógicas, tornando-as mais eficazes e ajustadas às
características do funcionamento cerebral. O cérebro utiliza áreas específicas, como o córtex
occipitotemporal e o córtex frontal, para reconhecer palavras e produzir escrita, o que deve ser
levado em conta no desenvolvimento de métodos de ensino. A plasticidade cerebral,
especialmente nas crianças, facilita a formação de conexões neurais necessárias para a
alfabetização. A interação entre fonologia e ortografia, o impacto de dificuldades cognitivas como
a dislexia, e a importância da consciência fonológica são aspectos cruciais no processo de
aprendizagem. A neurociência também destaca a importância do ambiente emocional e de
estratégias pedagógicas baseadas no conhecimento do funcionamento cerebral para uma
alfabetização mais eficiente e personalizada. A neuroplasticidade também permite que adultos
aprendam a ler e escrever, desde que sejam adotadas intervenções adequadas.
Palavras-chave: Neurociência. Alfabetização. Plasticidade cerebral. Fonologia. Ortografia,
Dificuldades cognitivas, Dislexia. Consciência fonológica. Neuroplasticidade.
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