Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 21 de novembro de 2010

RELATÓRIO DESCRITIVO (SIMONE HELEN DRUMOND)

RELATÓRIO DESCRITIVO DA CRIANÇA

 Aspecto sócio-emocional

Demonstrou uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o trimestre apresentou insegurança a sua nova turma ( resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de aprendizagem da escola ) sendo necessário as professoras e a supervisora intervir para o mesmo aceitar.

Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a intervenção da professora.

Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores.

A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia.

Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.

 Aspectos psicomotor

Apresenta equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa ativamente das brincadeiras propostas.

Consegue recortar corretamente o contorno solicitado. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras.

 Aspecto cognitivo (aprendizagem)

Em língua portuguesa a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita.

Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência.

Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e subtrações.

• Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da criança

A professora conversou com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em obedecer as normas estabelecidas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção. Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites e sugeriu que levassem a um especialista para investigar as causas do problema de dicção.

Na sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de conversas sobre a importância do cumprimento das regras e limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. A criança tem apresentado melhoras em obedecer as regras estabelecidas na escola.

Com relação a dicção a criança está em tratamento com a fonoaudióloga onde a mesma enviou um parecer explicando que a gagueira é uma síndrome complexa e de difícil tratamento, e que a criança não se encontrava em um nível avançado mas que necessitava de varias sessões fonoterápicas. ( A mesma está anexada no relatório)

Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.

A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.

• Recomendações a serem seguidas no próximo período

É importante que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando construir frases e textos pequenos possa organizar melhor as idéias para escrever de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das idéias e o prazer pela leitura e a escrita.

Exercitar a adição e subtração ( de acordo com o que vem sendo abordado), para que no próximo trimestre a criança continue avançando.

Algumas dicas importantes para a realização do dever de casa

1. Estimular sim, executar não - Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando algumas explicações com boa vontade e paciência.

2. Estipular um horário - É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.

3. Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.

4. Pensamento positivo - Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição?“ tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.

5. Quando os pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.

Assinatura do responsável: ............................................................................

28 comentários:

  1. Adorei esse tipo de relatório.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Adorei o modelo de relatório. O seu blog é excelente! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. muito bom ! vai me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  4. muito bom! vai me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  5. muito bom ! vai me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  6. Esse relatório me ajudou bastante ,para fazer relatório sobre meus alunos.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse relatório muito claro e rico, com palavras que explicam aos pais e equipe de especialistas de forma simples e completa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Seus relatórios enriquecem minha fala com os pais. E contextualiza meus reatorios.bjs

    ResponderExcluir
  9. CASSIA FERREIRA 10/06/2016
    ÓTIMO RELATÓRIO. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom,vai me auxilar muito.Obrigada,Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. preciso de um exemplo de parecer final

    ResponderExcluir
  12. o blog é otimo, só queria um parecer final com elogios pq não sei como fazer

    ResponderExcluir
  13. muito bom o seu relatório!!!! me ajudou muito

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada, por estar sempre nos ajudando.

    ResponderExcluir
  15. Muitíssimo obrigada!!!Esse relatório me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, obrigada! me ajudou consideravelmente.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho que fazer um relatório para uma criança que tem claramente um grau de autismo,porém sua mae a trouxe de outra escola,por não conseguir admitir tal possibilidade,se alguém poder ajudar desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  18. Grata pelo relatório, me ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Bom Dia!!!!!
    Excelente Relatório!!!!!!
    Gratidão!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. joaomariliaccaetano@hotmail.com5 de abril de 2019 às 02:19

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse relatório,vai me ajudar bastante,obrigada
    Parabéns!
    Gratidão!!

    ResponderExcluir
  22. Preciso fazer uma relatorio semestral final do meu aluno autista. Ele está no 1 ano do ensino fundamental I. Gostaria de um modelo por favor

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso seu relatorio! Adorei.

    ResponderExcluir