Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 27 de novembro de 2010

Os superdotados não são iguais e se dividem em vários perfis.

Especialistas ressaltam que nem sempre esses alunos são os mais comportados (leia mais no quadro abaixo) e explicam que as altas habilidades são divididas em seis grandes blocos:


- Capacidade Intelectual Geral

Crianças e jovens assim têm grande rapidez no pensamento, compreensão e memória elevadas, alta capacidade de desenvolver o pensamento abstrato, muita curiosidade intelectual e um excepcional poder de observação.

- Aptidão Acadêmica Específica

Nesse caso, a diferença está em: concentração e motivação por uma ou mais disciplinas, capacidade de produção acadêmica, alta pontuação em testes e desempenho excepcional na escola.

- Pensamento Criativo

Aqui se destacam originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas ou perceber tópicos de forma diferente e inovadora.

- Capacidade de Liderança

Alunos com sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.

- Talento Especial para Artes

Alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas, facilidade para expressar ideias visualmente, sensibilidade ao ritmo musical.

- Capacidade Psicomotora

A marca desses estudantes é o desempenho superior em esportes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, Simone, parabéns. Meu filho tem 5 anos, está no pré, aprendeu a ler com 2 anos e meio, hoje ele lê fluentemente, inclusive, melhor que crianças do 1º e 2º Anos. Nessa lista que você postou, ele se enquadra em várias situações, mas não creio que ele seja um superdotado, apenas uma criança estimulada. Sua coordenação motora para escrever não acompanha a leitura. Gostaria de ver mais matérias a respeito desse assunto para acompanhar o desenvolvimento do meu filho. Se você puder postar mais, ou indicar mais sites? Eu agradeço,
    José Wilson Magalhães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José! Obriagada por ter escrito! Vou postar para você todo os aspectos internos e externos deste contexto. Abraços no seu lindo filho!!! Simone

      Excluir