Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 27 de novembro de 2010

ACESSIBILIDADE - Surdocegueira e Multideficiencia

Recebi por e-mail - Alex Garcia
Portador de Surdocegueira
Especialista em Educação Especial
Presidente – AGAPASM
Membro da World Federation of Deafblind

Ao elaborarmos este artigo, objetivamos, obter e transmitir brevemente a relação causal e o sentido fático, por assim dizer, entre Acessibilidade, a Surdocegueira e a Multideficiencia.

Desta forma, postular considerações a cerca da Acessibilidade de Portadores de Surdocegueira e Multideficiencia, significa, destacar a Acessibilidade em seus sentidos, conceitos, praticas e finalidades, de uma forma altamente especifica e de caráter individual e indivisível. Acessibilidade de caráter individual e indivisível inerente as necessidades que os de Surdocegos e Multideficientes apresentam. A Surdocegueira e a Multideficiencia, até mesmo em suas características leves, possui um potencial poder retaliativo da estrutura e desenvolvimento humano. Estas características podem ser em parte transformadas, a medida que, a Acessibilidade, em seus diversos campos de atuação, for desenvolvida e colocada em prática.

Para nós Surdocegos e Multideficientes, a Acessibilidade em um primeiro momento, é uma Ferramenta para nossa Inclusão Social. Se falamos em Inclusão Social significa dizer que almejamos a Igualdade de Oportunidadesem todos os campos sociais. Para termos Igualdade de Oportunidades, a Acessibilidade deve promover nosso Direito a Comunicabilidade ou a nos Comunicarque é diferente do Direito a Comunicação. A Acessibilidade, através de seus mecanismos de atuação e promoção, deve nos possibilitar o Acesso a Comunicabilidade, através de meios, respeitando e considerando nossas dificuldades e características plurais, mas ao mesmo tempo, individuais, que possuimos em nossa Comunicabilidade.

Emergindo do Direito a Comunicabilidade. aAcessibilidade naturalmente estará garantindo ou tornando acessível, o Direito a Livre Expressão, de nós, Surdocegos e Multideficientes. Livre Expressão que constantemente nos é negada. Livre Expressão negada significa considerar que nosso Direito a Convicção também nos será subtraído. Havendo negação de nosso Direito a Convicção estaremos negligenciando um Preceito Fundamental da Humanidade para com os Surdocegos e Multideficientes.

Em síntese, a Acessibilidade se desenvolvida dentro de parâmetros Legais, Éticos e Morais, relegando fundamental importância ao Pleno Desenvolvimento Humano, poderá em um médio prazo, modificar as relações existentes atualmente, entre Portadores de Deficiência e Ambiente Social Circundante. Dessa forma, poderemos passar de modelos Conservadores e Excludentes, a modelos Inteligentes e includentes. É neste sentido que nós, Surdocegos e Multideficientes da AGAPASM consideramos a Acessibilidade. Acessibilidade / Acesso / Direitos / Deveres, para que todos nós possamos crescer em nossa Identidade e Cidadania, embasando de forma potencial nossa participação e consideração social-humanitária do meio que estamos inseridos.

OBS: Este texto representa na íntegra a palestra proferida por Alex Garcia, Delegado da Sociedade Civil, na 1º Conferência Estadual/RS dos Direitos das Pessoa com Deficiência.Atividade que precedeu a participação do referido autor na 1ª Conferência Nacional em Brasília, representando os Surdocegos e Multideficientes do Estado do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário