Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Jogos para alfabetizar

Correio de Palavras

Este é outro jogo que aplico em sala e que as crianças AMAM!!!

Como funciona???

Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.

Modelo:

 
Encaixe de Palavras

Aqui está outra atividade da Alfabetização Natural que as crianças AMAM!!!

É um jogo confeccionado em sala com os alunos. São construidas coleções de conjuntos de cartões, que se casem, dois a dois, formando pares, nome escrito e ilustração, separados todos por um recorte específico, que deverá ser igual em todos os pares. No verso da parte desenhada deverá estar escrito, em letra do tamanho menor, o nome da figura para que o aluno recorra a leitura comaparativa deste, como apoio para poder acertar o jogo.

Com isto, desenvolve-se no aluno o hábito de consulta e verificação, bem como a autonomia e a auto-estima.

Pode - se fazer também com a foto de cada aluno para se trabalhar os nomes de cada um!

É um jogo muito divertido e as crianças adoram! Pode-se também, após finalizada a atividade, trabalhar a escrita das palavras e cada grupo fazem a leitura das mesmas para a turma!

Apresento aqui alguns modelos de palavras que uso na minha sala de aula:
RECEBI ESTÁ DICA POR E-MAIL

2 comentários:

  1. Adorei os jogos, vou utilizar com minha turma.beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas dicas, fico feliz em saber que Deus separou você para ajudar pessoas assim como eu, precisando de apoio.

    ResponderExcluir