Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de História - 3º Trimestre

ÁREA DE CONHECIMENTO: HISTÓRIA


OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural em diferentes tempos e espaços como elemento formador do conhecimento histórico;

Identificar documentos históricos e fontes de informações e reconhecer algumas de suas funções;

Reconhecer permanências e transformações no modo de vida por meio da comparação de aspectos como economia, manifestações culturais, relações sociais nos vários espaços de convívio social no passado e no presente..

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE

UNIDADE III – MARCAS CULTURAIS

• Capítulo 7 Marcas Contadoras de história

• FONTES HISTÓRICAS

• Prédios, monumentos, ruas, bairros que contam a história dos lugares;

• Pessoas, suas histórias de vida e a colonização dos lugares;

• Festas contadoras de história dos lugares e suas épocas

• Capítulo 8 – Histórias de brinquedos, brincadeiras, crianças e lugares

• FONTES HISTÓRICAS

• Pessoas, suas formas de brincar, seus brinquedos que são fontes históricas dos lugares e tempos;

• Etnias e sua cultura para o lazer - brincar

• Capítulo 9 – A escola agora e em outros tempos

• FONTES HISTÓRICAS

• Escolas: espaços de convivência, materiais, regras, uniforme, forma de ensinar, cotidiano (lugares e épocas);

• Etnias e sua cultura para educação formal e informal (lugares e épocas)

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários;

• Trabalhos;

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário