Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Ensino Religioso (22)

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO


OBJETIVOS GERAIS

Os objetivos dos capítulos é refletir com os alunos o seu processo de desenvolvimento. Ele não pretende ser um instrumento completo muito cercear sua criatividade e a própria dinâmica da vida à qual devemos estar atentos, se quisermos falar a partir da vida e para a vida.

CONTEÚDOS E CONCEITOS

1º TRIMESTRE

Capítulo 1

• Eu me desenvolvo e evoluo em família.

• Vamos fazer!

• Infância

• Você sabia?

• Carlos Drummond.

• Robson Crusoé.

• Ampliando meus conhecimentos.

• Quem divide multiplica.

• Para fazer com calma, em casa.

• Registrando a minha pesquisa.

• Registrando a pesquisa feita por meus colegas.

Capítulo 2

• Eu me desenvolvo e evoluo, aprendendo a fazer escolhas.

• Conversando, a gente se entende

• Vamos fazer?

• Ampliando meus conhecimentos.

• Canção para alegrar o nosso coração.

• Valsinha do Zaqueu.

• Brincando, também se aprende.

• Para fazer com calma, em casa.

Capítulo 3

• Eu me desenvolvo e evoluo, ampliando meus conhecimentos.

• Voltando à vossa conversa inicial;

• Vamos dar mais um exemplo que pode ajudar;

• Uma canção para alegrar o nosso coração;

• A sementinha;

• Sendo repórter;

• Para fazer com calma, em casa

PROJETO - Painel - Ampliando meus conhecimentos.



2º TRIMESTRE

Capítulo 4

• Assumindo a cidadania.

• Iniciando a conversa;

• Indo mais longe;

• Agora, é com você;

• Conversando, agente se entende;

• Continuando a conversa;

• Trabalho em grupos;

• Ampliando meus conhecimentos;

• Atividades;

• Avaliando a aprendizagem.

Capítulo 5

• Na escola posso fazer amigos.

• Trabalhando em grupo;

• Indo mais longe;

• Brincando também se aprende;

• Uma história verdadeira;

• Para refletir individualmente.

Capítulo 6

• O Brasil e sua gente.

• Agora, é com a dupla;

• Agora, é com você;

• Conversando, a gente se entende;

• Agora, é com você;

• Refletindo sobre o que já aprendemos;

• A história da luta das cores;

• Agora, é com você;

• Avaliando.

PROJETO - Danças Folclóricas de nossa região

3º TRIMESTRE

Capítulo 7

• As crenças dos povos indígenas.

• Iniciando a conversa;

• Parque Nacional do Xingu;

• Um pouco das crenças dos povos indígenas;

• Você sabia?

• Avaliando o que você aprendeu.

Capítulo 8.

• As crenças trazidas pelos portugueses.

• Iniciando a conversa;

• Entendendo o nome;

• Trabalho em grupos;

• Brincando, também se aprende;

• Você sabia?

• Avaliando o que você aprendeu.

Capítulo 9

• As crenças que vieram na áfrica.

• Agora é com você;

• Brincando, também se aprende;

• Avaliando sua aprendizagem.

PROJETOS - Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 3º Ano)

METODOLOGIA GERAL

• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.

• Diálogos e debates na turma.

• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.

• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.

• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.

• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.

• Observação e descrição de idéias artísticas.

• Exercícios afins.

• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.

• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.

• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.

• Ficha de leitura e de atividades artísticas.

• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.

• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.

• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.

• Aula expositiva.

• Música e dramatização.

• Atendimento individual

• Projeção em data show

• Estudo dirigido.

• Leitura em grupo.

• Projeção em filmes.

• Exercício oral.

• Jogos e Recreação.

• Confecção de cartazes ou painel.

• Dinâmicas e argüições.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:

• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.

• Auto avaliação.

• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).

• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)

• Pesquisas (individuais e grupo).

• Participação e responsabilidade.

• Portfólio.

• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.

• Avaliação escrita.

• Atividades cênicas.

• Pesquisa.

• Auto – avaliação.

• Observação direta.

• Exposições.

• Atividades do livro e caderno de arte.

• Trabalhos realizados em casa.

• Apresentações de trabalhos e atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página