Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual Trimestral de Lingua Portuguesa - 3º Série/3ºAno - 3º trimestre

OBJETIVOS GERAIS:
Intensificar a leitura, interpretação e produção de texto;


Conhecer e identificar diferentes tipos de gêneros textuais: instrucional, informativo, biográfico, poético, narrativos.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE

UNIDADE III – HISTÓRIAS DE OUVIR CONTAR

GRAMÁTICA:

• Ordem alfabética ( observando a segunda letra)

• Uso da letra maiúscula ( inicio de frase, lugares e pessoas) e minúscula;

• Separabilidade de palavras na escrita de textos;

• Substantivo próprio e comum;

• Encontro vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato);

• Encontro consonantal;

• Separação silábicas ( monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);

• Sinônimos / Antônimos (uso do dicionário);

• Verbo (ação);

• Dígrafos (todos)

• Número do Substantivo (singular e plural);

• Pontuação ( ponto ( . ) , virgula ( , ); dois pontos( : ), travessão ( - ), aspas ( “ “ )

• Tipos de frases (interrogação ( ? ), exclamação ( ! ), afirmativa e negativa);

• Significado de palavras dentro de um contexto;

• Significado de palavras em língua indígenas;

• Transformando textos narrativos em diálogos, fazendo uso das pontuações;

• Ortografia: Sons nasais ( M, N, Til ( ~); ( ã, ãs, ãos, õe, ões ); Os sons das letras ( R, RR e suas complexidades); Uso das letras ( GE, GI, JE, JI, GU, QU ); Uso das letras ( bj, bl, br, dr, tl, tr, pr, pl, dv, pt, fr, fl, gr, gl, vr, etc...); Uso das letras ( CH, LH, NH, SS, SC, SÇ, XC, GU, QU, RR ).

TEXTOS:

• Contos ( de origem indígena, de origem africana, de tradição oral);

• Biografias;

• Informativos;

• Descritos;

• Depoimentos;

• Registros de textos falados (causos, fatos...)

• Diálogos;

• Bilhetes;

• Notícias;

• Ditados populares;

• Artigos;

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Confecções de um livro de contos

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página