Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 4 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO DE ARTE - 9º ANO

CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.

• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.


Habilidades a serem desenvolvidas no 9° Ano

• Pesquisar recursos materiais, disponíveis na própria escola e na comunidade, para atividade teatral.

• Reconhecer a pratica do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social.

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específicos dos meios de comunicação visual.

• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.

• Refletir e discutir os múltiplos aspectos das relações comunicativas dos jovens e adultos, em fase de escolarização, com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos – que trazem novos paradigmas perceptivos e novas relações de tempo / espaço – e com mercado cultural (industria de produção, distribuição e formas de consumo).

• Refletir, relacionando e registrando a produção teatral construída na escola, no teatro local, as formas de representação dramática veiculadas pela mídia e as manifestações sobre essa produção.

• Distinguir diferentes momentos na História das Artes, os aspectos estéticos predominantes, a tradição dos estilos e a presença dessa tradição na produção contemporânea.

• Conhecer a documentação existente nos acervos e arquivos públicos sobre as artes plásticas, o teatro, a dança e a musica, sua história e seus profissionais.

• Citar lendas e mitos amazônicos, bem como a produção dos artistas amazonenses.


CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre

1. História da Arte

• Semana da Arte Moderna

• Pop Art

• Fauvismo

• Arte Contemporânea Brasileira

• Arte Contemporânea Africana


1. Cor

• Circulo cromático

• Matrizes, saturação e dessaturação

• Cor luz, cor pigmento.


2. Comunicação Visual

• Logotipo

• Preto/Branco na produção de efeitos de sombra e volumes.

MACRO ATIVIDADE: Arte e Português - Exposição do livro de reproduções artísticas da Arte Moderna, Arte Contemporânea Africana e Brasileira.


CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre

1. Música

• Linguagem musical

• Musica Popular Brasileira

• Musica Popular Amazonense

• Identificação e apreciação de formas e etilos musicais.


2. Cultura Amazonense

• Lendas e mitos

• Artesanato

• Artistas amazonenses ( pintores, escritores, cantores e poetas).

MACRO ATIVIDADE:  Danças Folclóricas de nossa região


CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre

1. Teatro

• Produção e apresentação de trabalhos cênicos.


2. Geometria Descritiva

• Arquitetônicos

• Grafite

• Designe

• Publicidade

MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 9º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física

9 comentários:

  1. GOSTEI, POIS IRÁ ME AUXILIAR NA PRODUÇÃO DO MEU

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Adorei o seu plano,com ele vc solucionou todos os meus problemas.Mtissimo obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Simone.
    Seu plano é muito rico em informações.

    ResponderExcluir
  4. amei seu plano e gostaria de dar uma sugestão, trabalhei caricaturas nas minhas turmas e eles gostaram muito.

    ResponderExcluir
  5. Parabe ´´ns
    sua pagina esta d+ seja sempre assim pois este espaço ajuda muitos colegas de trabalhos.Mais uma vez parabens felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Tem tópicos do objetivo geral que correspondem à muitos outros conteúdos que podemos trabalhar no decorrer do ano letivo. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Parabens... excelentíssimo plano...
    Os Professores realmente são mestres, pois ao elaborar planos pensam em todas estratégias de conhecimento e cidadania..

    ResponderExcluir