Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Modelo de parecer simplificado

As considerações abaixo têm como base as observações do cotidiano da criança na escola no .........º semestre de .................., relacionados ao desenvolvimento sócio-emocional, cognitivo e psicomotor.


Aspecto Emocional:

No aspecto emocional revela-se uma criança educada, carinhosa para com os professores e colegas. Gosta de comunicar suas vivências. Um fator que é relevante a sua personalidade é sua cordialidade e espírito de ajuda constante ao próximo. É uma criança que não gosta de injustiça!

Formação de Hábitos e Atitudes:

No processo de desenvolvimento social, consegue relaciona-se bem com todos os coleguinhas. Dividi seus brinquedos, até os que traz de casa com muita satisfação. Reconhece todos os seus coleguinhas pelo nome. Só precisa melhorar o cuidado com seus materiais escolares. Sua saúde fragilizada acarretaram em um número muito grande de faltas neste semestre.

Aspecto Cognitivo:

No processo de desenvolvimento cognitivo o a criança, evolui a cada dia, seu conhecimento, é muito que tem potencial para desenvolver-se de forma harmoniosa, porém a família deve ser mais participativa na construção dos novos saberes da criança, pois delegar o aprendizado de nossos filhos a terceiros é algo muito delicado, que às vezes, pode ser desastrosos. É uma criança independente ao realizar suas atividades de escrita e pintura, sendo muito atencioso, gosta de concluir suas atividades, está sempre disposto a participar, escreve as vogais, os numerais, quantidades, cores, porém um reforço na leitura faz-se necessário. Seus desenhos e sua pintura estão na fase de desenvolvimento adequado a sua faixa de idade.

Aspecto Psicomotor:

Neste aspecto revela-se muito participativo. Na sua coordenação motora fina, pega no lápis com segurança. Consegue dançar, pular, subir e descer escadas. Estou muito feliz com seu crescimento.

Observações: Algumas dicas importantes para a realização das atividades de casa
1. Estimular sim, executar não - Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando algumas explicações com boa vontade e paciência.

2. Estipular um horário - É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.

3. Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.

4. Pensamento positivo - Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição?“ tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.

5. Quando os pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página