Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Planejamento de ARTE de Simone Helen Drumond de Carvalho - 6º Ano

CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.

• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.

Habilidades a serem desenvolvidas no 6° Ano

• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.

• Identificar formais visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

• Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.

• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.

• Interpretar a apreciar a Cultura Amazonense, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.

• Definir o conceito de Arte e belo.

• Conhecer a história da Arte contemplando a concepção africana e indígena.

• Identificar cores quentes, frias, primarias e secundarias.

• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.

• Apreciar musicas e seu contexto histórico.

• Citar as festas regionais da cultura amazonense.

CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre

Conteúdo 1° trimestre

Introdução à analise das imagens artísticas

• Conceito de Arte (arte figurativa e arte abstrata).

• Conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo releituras).

• Função da Arte.

História da Arte

• Pré-História

• Arte indígena

• Danças rituais, artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário.

• Arte Africana.

• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.

• O belo na concepção africana.

Morfologia (estudo das formas geométricas)

• Ponto, linha, plano e ângulos.

• O quadrado, o circulo, o triângulo e o retângulo.


MACRO ATIVIDADE:

Arte e Língua Portuguesa – Projeto Cordel  - 2ª edição


CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre
Geometria Criativa

• Linhas, letras e números.

• Tangram

• Linhas e formas

• Criando formas.

• Expressividade artística das linhas.

• O quadrado, o circulo, o triangulo e o retângulo.


Estudo da cor

• Origem e evolução

• Cores primárias e secundarias.

• Cores quentes e frias.

• Aspectos psicológicos das cores.


Cultura Amazonense

• Festas regionais

• Folclore (Festival Folclórico do CEST)

• Monumentos históricos.


MACRO ATIVIDADE:

Danças Folclóricas de nossa região



LISTA DE CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre

Expressão plástica

• Técnicas de pintura (com giz de cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache entre outros)

• Arte-colagem e mosaico (técnicas, materiais, pesquisa e criatividade).

• Técnica de pintura mista (mistura de materiais e/ou técnicas).

• Textura


Música

• História da música.

• Linguagem musical / gêneros musicais.


Teatro

• Origem do teatro grego

• Máscaras e fantoches.

• Linguagem cênica.


MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 6º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física

OBS. TODOS OS PROJETOS DA MACRO ATIVIDADE, ENCONTRE POSTADO NA INTERNET.

4 comentários:

  1. Gostei bastante!!! Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. nao consequi acha minha pesquisa voçes podem me ajuda minha pesquisa e sobre utencilios e mobiliarios

    ResponderExcluir
  3. massa muito bom, esta me ajudando muito a montar meu planejamento de aula.

    ResponderExcluir