Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Ciências - 3º trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a linguagem científica;


Reconhecer a importância de coletar e organizar informações nos experimentos, usá-las nas investigações ou resolução de problemas;

Estabelecer relações ou resoluções de problemas, conceitos;

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE

UNIDADE III - HABITANTES DA TERRA (Adaptação dos mamíferos)

• Capítulo 7 – Cada macaco no seu galho

• Vivendo na terra e no ar (características para sobreviver em determinados ambientes);

• Características dos felinos;

• Características dos primatas;

• Mamíferos voadores – morcego

• Capítulo 8 – Vivendo na água

• Oceanos de vida (reconhecer os ambientes aquáticos);

• Localização de oceanos e continentes;

• Características do grupo dos cetáceos;

• Alimentação;

• Preservação do ambiente aquático;

• Conceitos e classificação de diferentes grupos de animais

• Capítulo 9 – Diferentes climas, diferentes seres

• Vivendo em climas extremos (diferentes ambientes: frio / quente):

• Ambiente muito frio: polo norte e polo sul (adaptações dos seres que vivem lá);

• Sobrevivência (risco que o animal sofre quando não está adaptado);

• Características das aves (pinguins);

• A vida no deserto (ambiente muito quente);

• Diversidade de ambientes (suas formações, animais e vegetais).

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários;

• Trabalhos;

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário