Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Geografia - 3º trimestre

OBJETIVO GERAL: Aprofundar o conceito de lugar, paisagem e identidade, utilizando a rua da escola com referência e iniciando o desenvolvimento da noção de região.


Leitura, interpretação e produção de mapas, croquis, maquetes e legendas.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE

UNIDADE II – BAIRRO: VOCÊ CONHECE O SEU?

• Capítulo 4 – Bairro: muito a conhecer

• O que é bairro?

• Limites de um bairro;

• Movimentação de um bairro, quanto ao: transporte, comércio, população, religião, comunicação, paisagem naturais e artificiais.

• Capítulo 5 – BAIRRO: AINDA MUITO MAIS A CONHECER

• Conhecendo mais o bairro;

• Pontos Turísticos (cartões postais e outras imagens);

• Organização de moradores: líderes comunitários e associação de moradores;

• Pontos Cardeais (leste, oeste, norte, sul);

• Lendo Mapas (diferentes tipos);

• Representação e localização de ruas e algumas construções.

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários;

• Trabalhos;

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário